terça-feira, 11 de novembro de 2008

De barba

Não conheço ninguém que goste de Ivan Lins. Sei que esta amostra não é representativa para demonstrar a popularidade do autor de “Madalena”, mas um artista que permite Simone gravar suas canções em um disco inteiro é, no mínimo, suspeito. Em minha opinião, a única música legal dele é uma composição em parceria com o presidente do Politeama, Chico Buarque, “Renata Maria”, que se encontra no álbum “Carioca”. Vejam o clipe neste link: http://www.youtube.com/watch?v=Q0EGYMx16og

Porém, meu amigo Bernard, o Charles Gavin da Bahia, um dia disse para mim, Caio e Rodrigo que Ivan Lins tinha um LP fantástico no qual ele aparecia de barba na capa. É claro que todos duvidaram desta sandice, mas o DJ Le Querré insistia com esta afirmação. “Ivan Lins de barba é massa. É isso. É aquilo”. Com tanta persistência, a expressão “de barba” entre nós passou a ser sinônimo de coisa fina, cult e di fudê.




Então, esqueçam a navalha e a espuma de barbear que listarei uma série de bandas e cantores na fase “de barba”:

1 - Jorge Ben: de 1963 até incluir o Jor em seu nome, o mestre lançou discos que revolucionaram a música brasileira e influenciaram de Caetano Veloso a Max Cavalera.
2 - Mutantes: de “Os Mutantes” até “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida” não tinha pra ninguém no rock. Nem para os Beatles. Os Mutantes “lisergiaram” tudo: a MPB, o rock e a mente dos doidões em plena ditadura militar.
3 - Black Sabbath: até o LP “Sabotage”, último álbum de Ozzy, a banda de Tony Iommi era o grupo de metal mais criativo e pesado do mundo
4 - Chiclete com Banana: entre o final dos anos 70 e meados dos anos 90 antes de expandir as micaretas por todo o Brasil e criar uma comunidade mais fiel que os torcedores do Baêa, os Chicleteiros.

A fase “de barba” pode e deve ser ampliada para áreas afins como cinema, esportes, literatura entre tantas. Conto com vocês para essa lista aumentar.

Salve Fidel Castro, Bule-Bule, Papai Noel e Ivan Lins (de barba, é lógico)!

5 comentários:

::Soda Cáustica:: disse...

vi uma entrevista dele no Jo faz algum tempo e achei esse aí o cantor brasileiro mais psicodélico da atualidade. Enlouquecido nos seus teclados.
ADOREI.

Anônimo disse...

Bell Chicleteiro Marques usa barba até hoje e continua uma merda! É a exceção da regra... E viva a Damião Experiença! Rsrsrs

Samira Andari disse...

O rei Jorge Aragão usa até hoje.....

Yang disse...

Pô velho, você conhece quem goste. ói eu aqui!!

Anônimo disse...

Adoro a Renata Maria, mas amo o Chico..
Adorei a lista, mas fico com o Jorge...
Adorei a nova expressão..
´Dorei o post!
BJão!
Ju