quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma tarde em Itapuã

16:00! Estou atrasado. Arrumo a mochila, ajeito a roupa e o pouco cabelo que me resta e me despeço dos colegas. Destino: Itapuã. Como estava na Barra e o sol brilhava sobre o mar, segui pela Ladeira da Barra, Avenida Oceânica e Ondina. Uma música da A Cor do Som definia bem o momento: "na cidade, o caminho é sempre melhor pela beira do mar".

Volto pro asfalto e o trânsito de sempre atrasa a chegada. Após 1 hora e 20 minutos, passo pela casa de Juvená e viro à direita. Estaciono o carro e volto depois de quatro anos para um dos hotéis mais tradicionais da cidade que o poetinha escolheu para viver com sua Gessy. Sonhei logo com uma água de coco na beira da praia. Mas a razão subiu pra cabeça mais rápido do que um gancho de Popó. Estava ali a trabalho.

Como de costume, a reunião foi árdua com tudo a que temos direito: questionamentos, comentários irônicos, redução da verba e soluções assertivas apresentadas pela agência. Baiano bota pra fuder. Ainda mais baiano publicitário.

19:30. Cansado, vejo novamente a casa de Juvená e decido voltar pela praia pra descansar a mente. Na primeira curva, me deparo com uma cena de cinema. "Lua de São Jorge, brilha sobre os mares". Ela estava lá, "cheia, branca, inteira", iluminando o mar de Itapuã. Poucos metros depois, encontro o diplomata mais boêmio do Brasil contemplando a paisagem. Não resisto, dou uma volta pela praça e aprecio tudo de novo. Chico sabe das coisas: "é preciso conservar o olhar de turista sobre nossa cidade".

Com essa idéia na cabeça, cruzo Itapuã no estilo cheque-tartaruga. Paro em Cira e devoro um acarajé crocante de pimenta virada na porra, vatapá cremoso e salada temperada. Sigo o caminho e vejo que o Língua de Prata, o parque de diversões, o Bar de Mamão, o fedor de peixe, o pirateiro, a igrejinha, a Topic lotada, o mercado sujo e, claro, a sereia continuam lá. E que seja assim pra sempre!

Para terminar, sonho com muitas tardes em Itapuã iguais a esta cantada por Toquinho e Vinícius nesse show antológico na Itália: http://www.youtube.com/watch?v=gfwCMV-MkA4


7 comentários:

Anônimo disse...

que você tenha muitas tardes em itapuã como essa. mas desejo que sem reuniões complicadas e sem engarrafamentos, por favor!!!!!!

Bruno Cartaxo disse...

Assim como Miami, tem Itapuã City e Itapuã Beach.

E Itapuã Beach é realmente sensacional.

Coisaqui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Com certeza! De bicicleta, moto, carro, a pé, de carroça, seja como for... "na cidade, o caminho é sempre melhor pela beira do mar".

Abraço,
Acará.

::Soda Cáustica:: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
::Soda Cáustica:: disse...

Sim... humilhe rapazinho, já trabalhas na Ladeira da Barra, visita o pôr do sol, agora reunião em Itapuã...
E a moça aqui, na Tancredo Neves sem poesia nenhuma.
bjo me liga (rs)

viveca

Anônimo disse...

óia quem eu acheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei! hahaha!