segunda-feira, 23 de março de 2009

Mancha de dendê não sai

Como bom baiano, sou viciado em acarajé. Fui infectado pelo vírus do dendê ainda criança. Nessa época, o bolinho de feijão atuava ainda como ator coadjuvante no filme do meu paladar. Outras guloseimas como o Big Sundae, Ruffles e Chocolate Surpresa eram os protagonistas. Antes restrito aos momentos no clube e praia da velha infância, o quitute frito passou a estar presente em todos os momentos de minha vida e meu corpo pedia sempre mais. Estou para o dendê como Zeca Pagodinho está para a cerveja. Aliás, aprecio muito também essa moça chamada Cevada.

O período em que enfiei o pé na jaca, ou melhor, no azeite ocorreu durante a faculdade. Estagiei por dois anos em uma agência no Rio Vermelho, reduto maior das baianas. Todos os dias quando saía do trabalho, travava uma luta interna com o meu estômago insaciável para resistir à tentação. Seduzido por aquele cheiro, que faz levitar qualquer personagem de desenho animado, a cada dia comia em um tabuleiro diferente.

Conhecedor de Salvador como poucos, o malandro Riachão canta perfeitamente a magia dessa iguaria: "é o retrato fiel da Bahia, baiana vendendo alegria, coisinha gostosa de dendê, acarajé, ô, ô, ô, ô". O acarajé relaxa após um dia intenso no trabalho, apaixona num final de tarde no Rio Vermelho, Barra ou Solar do Unhão, reúne os amigos numa mesa de bar, recarrega as energias do Carnaval e encanta paulistas, ingleses e japoneses. Desta forma, nem a clínica de Amy me reabilita mais desse vício.

Hoje meu paladar está exigente e estou igual a Tim Maia. Só compro "du bão" com pimenta, vatapá e salada. Para provar isso e criar polêmica, deixo para o leitor um saboroso Top 5 e defendo que acarajé de verdade é no papel verde. Cortado e no prato é coisa de amador.

1 - Regina (Rio Vermelho ou Graça).
2 - Cira (Itapuã ou Rio Vermelho).
3 - Olga (ACM próxima à Igreja Batista).
4 - Laura (Av. Paulo VI em frente ao Hiper Ideal).
5 - "Extra" (Paralela).


7 comentários:

Anônimo disse...

rapaz, não conheço nenhuma dessa baianas que o rapaz deixou no comentário acima, mas gosto muito de cira, de uma ali na mouraria que eu não lembro o nome mas comia muito na época da faculdade e a broder (que eu tb esqueci o nome, tá foda isso...) daqui do empório itaigara. mas pra ser bem sincero eu acho que aqui em salvador, eu só comi acarajé meeiro na praia, nos outros picos sempre é de regular pra bom. afinal, eu já comi em recife (horroroso, feito com azeito pq, sendo a "baiana", com dendê fica muito "gordurento"), em fortaleza (um assalto de preço e meeiro de gosto) e em aracaju (fraco o acarajé e terrivelmente horrível o vatapá e o camarão que vinha parecendo estranhamente cozido).
êa!
beiju primo!

Manu Sena Dias disse...

Acarajé de verdade é no papel verde?!! colée!!!Tem um gosto diferente?! Adooroo no pratinho cortado..levo horas degustando do bom acarajé....hehehhe...
Dessa sua lista conheço Regina, Cira e acrescento dona Lurdinha do meu bairro imbuí, dona Meire do extra da rotula e da Dinha...
Beijo!!

Anônimo disse...

Bora comer um acarajé hoje no red river, essa porra.

::Soda Cáustica:: disse...

ahahahaha. Adorei o comentário de Borão, também fruto da familia Galindo´s Fest. Vou te indicar pra crítico culinário de Ana Maria Braga.
Adorei, querido.

Anônimo disse...

E a responsável por nos colocar neste bom caminho? Acho q o nome era D. Maria, a "finada" da padaria... Essa sim foi responsável por introduzir o dendê em nossas veias. Nos retornos vespertinos, quase noturnos, pela Teixeira Barros, do IECB, Monte etc...

Abraço,
Juraci.

Anônimo disse...

Cabeça estômago de pedra! hahahah
Agora que sou "gringo" não aguento mais essa rotina. Um acarajé já me mata...

Velho. Hoje vamos levar Podrigo pra conhecer a Augusta e degustar Original com polenta frita entre as meretrizes... Desça logo pra cá!

Abraço!

marco disse...

diga galindo,


rapaz, temos muitas coisas em comum, peripércias midiaticas, chico, fotografia por gosto e amadorismo, armandinho, stanley jordan.
e esse acarajé man....só falta conhecer o da igreja batista. indico também o da loura, ao lado do de passagem. e o do brotascenter.
a dieferença é que voce é de 2a.

abraços

marco