domingo, 15 de fevereiro de 2009

Campeão dos Campeões

Não vivo sem música. Apesar de ser um título batido de comunidade no Orkut, afirmo isso sem ser pego no detector de mentira. Na mesma proporção, também não respiro sem futebol. Todos os dias antes de dormir, deveria agradecer aos emissores dos primeiros ruídos sonoros e a Charles Miller por terem criado essas dádivas da humanidade. Muito da minha personalidade está ligada ao som e a boleragem. Por tudo isso, defendo que Lamartine Babo e seus súditos tenham lugar garantido na categoria dos mestres por juntarem no mesmo gramado a melodia e o esporte mais popular do mundo.

Já que o papo é hino de futebol, sou um felizardo porque o Tricolor de Aço tem um dos mais bonitos do Brasil, fato reconhecido até mesmo pelos rivais. Composto por Adroaldo Ribeiro Costa e Agenor Gomes e executado pela banda do Corpo de Bombeiros, este clássico já foi gravado por artistas como Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar, Caetano Veloso e Luiz Caldas. Comprovem: http://www.youtube.com/watch?v=GVDMul6zx5g&feature=related

Mas nesse texto vou comentar uma outra música, a qual tem status de hino para os tricolores e define muito bem o que é torcer para o Esporte Clube Bahia. Com vocês, "Campeão dos Campeões".

"Quem é o campeão dos campeões? É o Bahia"

Os redatores que me perdoem, mas muitas vezes, as imagens têm o poder de definir muito melhor um fato do que um texto. Vejam essa obra de arte retirada da galeria do http://www.baheaminhaporra.com/.

"Quem é que carrega os multidões? É o Bahia"

Neste ponto, o Bahia é insuperável. Na épica partida entre os tricolores baiano e carioca em 1988, a Fonte Nova lotou com mais de 110 mil pagantes. Com 8 anos de idade, esta semifinal foi um dos poucos jogos que não fui naquele ano, pois meu pai, com muita prudência, não deixou uma criança enfrentar aquele mar de gente. Em 2007 na Série C, ajudei o Baêa a conseguir a maior média de público em todas as divisões. Ressalto que torcidas mais numerosas como a do Flamengo, Corinthians e São Paulo não chegaram nem perto da massa tricolor. Atualmente, Pituaço está arrastando mais de 17 mil torcedores por jogo. O azul, vermelho e branco voltaram a colorir as nossas avenidas e os gritos de guerra ecoam novamente por toda a Salvador.

"Quem é que tranquiliza os corações? É o Bahia"

Com Rubens Cardoso, Patrício, Helton, Léo Medeiros e grande elenco, o Bahia voltou a goleiar, virar partidas, decidir o jogo e reduzir o número de infartos em Salvador.

"Time de raça e tradições, Bahia campeão dos campeões"

Nesta semana, o maior do Nordeste comemora 20 anos do título de Bi-Campeão Brasileiro. Revendo os lances, gols, depoimentos e textos, não resisti. Chorei.
"O nosso time está numa nova arrancada, este ano não tem zebra não tem nada"

Se Renato Russo estivesse vivo, cantaria "Ainda é cedo" no Festival de Verão para retratar a nova fase do único Bi-Campeão Brasileiro do Nordeste. Concordo com ele e sei que o nível do Campeonato Baiano não é elevado, mas os sinas de mudança e avanço já são percebidos. O time tem outra cara, com mais pegada, habilidade e postura de vencedor. A taça do Baianão de 2009 vai para Itinga!

"O Bahia é o clube do povo"

Ser baiano é sinônimo de ser Baêa. Alguém duvida disso? A relação entre as duas partes é tão próxima que levou Boka a indagar Roque em "Ó, paí, ó": "Você é Bahia ou você é Vitória, afro?".
O time leva as cores e bandeira do estado no escudo. Os torcedores são miscigenados, fiéis a todos os santos e orixás, batalhadores, sofrem, mas não perdem a esperança como bons baianos. E ainda fazemos carnaval fora de época quando conquistamos os nossos títulos.
"Domingo estarei aqui de novo"

No próximo jogo, enfrentarei engarrafamento na Paralela, fila pra passar o cartão na catraca e cerveja quente no bar, mas irei encarar tudo isso com muita alegria para ver o meu Baêa brocar mais um timeco em Pituaço. BORA BAÊA MINHA PORRA!!!
Pra soltar o grito, curtam "Campeão dos Campeões" na versão de uma banda JAPONESA chamada Novos Naniwanos: http://www.youtube.com/watch?v=hqmyE59nzQU

4 comentários:

::Soda Cáustica:: disse...

Eu n entendo absolutamente nada de futebol, mas acho que é isso aí. =)

Anônimo disse...

Agradeço todo dia por ter nascido em uma família tricolor...Cores lindas, torcida linda, hino lindo...
Ontem meu padrinho achou o vhs que ele gravou a final de 88. Todo mundo agora tentando recuperar a fita e gravar em dvd...
Preciso ir em Pituacilvis.

Anônimo disse...

Os torcdores do Bahia são mesmo exímios historiadores - vivem tentando trazer o passado para as discussões atuais. Na condição de baiano e torcedor do representante legítimo do nosso estado na série A do campeonato nacional, peço que avalie alguns aspectos antes de afirmar tão categoricamente a suposta superioridade do Bahia Esporte Clube:

1º Além de o Vitória ser relativamente jovem na disputa dos campeonatos de futebol (começou como clube de Críquete e Regatas), sabemos muito bem da "imparcialidade" a favor do Bahia que contribuiu decisivamente em muitas dessas 43 conquistas. Usando suas palavras, coisa que "até os rivais reconhecem".

2º Se formos analisar o retrospecto da última década - o que é mais plausível numa análise futebolesca, pois se passado contasse tanto, o Leônico ainda seria um grande time - o Vitória reverte o quadro do SuperTrunfo, exceto no comparecimento do público, que faço questão de reconhecer que a brilhante torcida do Bahia está anos luz à frente da nossa.

dentre outros...

Resumindo, tenho certeza que os torcedores do Vitória da atual geração de jovens, pelo que vivenciaram, são muito mais felizes que os do Bahia (ou menos sofredores, se quisermos ser realistas rsrs)

Saudações primeiro-divisianas! rsrs

Abraço

Anônimo disse...

De fuder, cabeça! Ser Bahia é algo mágico... E a versão do hino é na voz de Morais e na guitarra de Armandinho é imortal!