domingo, 20 de setembro de 2009

Tempo rei

Em 2003, eu e meu pai fomos numa dessas feiras de livros que acontecem no Centro de Convenções para ver as novidades no mercado editorial, circular pelos stands e ouvir algum debate literário. Recém-formado em comunicação e calouro no curso de Letras ao mesmo tempo, estava ávido por esse admirável mundo novo. Andei muito e, algumas horas depois, saí com apenas um exemplar! Era o bastante, pois se tratava de uma obra prima, "Bora Bahêeea!". Assim que meu pai viu o best seller, questionou a minha relação com a literatura e o porquê de não ter comprado diversos outros títulos interessantes que tínhamos visto no evento. O que estava em jogo ali não era uma discussão da Academia Brasileira de Letras, mas sim boleira porque o velho é chegado no vermelho e preto de Canabrava e detestou a publicação. Naquele ano erámos o atual Bi Campeão do Nordeste e estávamos na Série A, ou seja, a corja do Lixão não tinha nenhum argumento contra o Campeão dos Campeões.

Página virada, chego em casa e devoro o livro em poucos dias. Com um texto leve e agradável, o conceituado jornalista Bob Fernandes traz para o leitor entrevistas emocionantes com craques, cartolas e artistas e faz jus ao hino: "é assim que se resume a sua história". Como sou viciado em música, o capítulo dedicado a Gilberto Passos Gil Moreira foi especial para mim. Fiquei ainda mais fã do cara quando li este trecho: "O Bahia é o time da minha vida. Ele fica, mas vai comigo quando eu morrer, sempre em primeiro lugar.".

Passados alguns carnavais, eu e um bloco de amigos acompanhávamos o "Expresso 2222" desde o Farol quando o amigo de Caetano faz Ondina tremer mais do que as arquibancadas da Fonte Nova ao puxar o hino tricolor. Abraços, gritos, pulos e chuvas de cerveja por todos os lados. Gil marca um golaço naquele que seria o último dia do trio mais elétrico que já vi.

12 de setembro de 2009. O momento é outro. Não estou mais em 2003 muito menos nos anos de Bobô, Zé Carlos, Luiz Henrique, Naldinho e Nonato. "Que tempo bom, que não volta nunca mais". A realidade é outra: goleada da Portuguesa em casa, jogo sábado à tarde na segundona, cerveja sem álcool, jogadores ridículos e chuva na saída do estádio para acabar de vez com o sonho da 1ª Divisão. Com tudo isso na cabeça, começo a cantarolar "não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido, transcorrendo, transformando, tempo e espaço navegando, todos os sentidos...". Será que o ex Ministro da Cultura previu que os dirigentes iriam destruir o nosso time quando compôs esta letra? "Não se iludam, não me iludo, tudo agora mesmo pode estar por um segundo" continua Gil em seu poema e liga o alerta da Série C mais uma vez. O que nos resta agora é rezar e pedir ao Senhor do Bonfim para o Tempo Rei transformar as velhas formas do viver ou então "quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória, mudando como um Deus o curso da história".

6 comentários:

Anônimo disse...

Cavalinho, gostei do momento de lucidez!

Chegou a hora de você torcer por um time que está honrando o seu estado de verdade. rs

Abraço,
Criptonita.

Mateus disse...

Bom texto Eder, bom mesmo...mas não concordo em colocar a culpa do fracasso tricolor apenas na diretoria...
Lembro que já são 6 anos de sofrimento (segundona) e a torcida, me perdoe o termo, parece mulher de malandro...apanha e fica por isso mesmo...
Deixa de falar que o Bahia é seleção, abandona os estádios, deixa de comprar camisa, deixa de ir para o aeroporto receber o time...

Os bons tempos já se foram, o futebol mudou e o Bahia parou no tempo e no espaço!!!!!

Abraço...

LeandrodMF disse...

Post desnecessário!!! rss. Concordo, nossos times serão afundados por administradores competentes, o futebol da Bahia morre ao contar com PCarneiro Tiririca e companhia limitada... e assim caminha o futebol do nordeste, definhando com estes coronelistas que permanecem nas diretorias. Vitória há momentos de lucidez, mas o amadorismo ainda rola pelo Barradão... Tomemos e São Paulo como exemplo de administração. Empresa com Diretor incompetente e sem visão não vai para frente! Abrçs, Salve Meu Rubro Negro - BA

Anônimo disse...

Adorei o texto, cabeça (apesar do tema ser tão triste pra gente)... Ta fazendo sucesso no BBMP e saiu até no Twitter! hehehe
Depois passa lá no meu (lá ele!)pra ler o ultimo texto!

Abração

Livia Ferraz disse...

Pôoooow!!!! Gostei amor!!!!! Tá se aperfeiçoando a cada texto. E ainda tá comentado no Twitter!!!!!!!!!!!

Bjo!!!!!!

::Soda Cáustica:: disse...

PUTZ, eu sou anoraml por ABOMINAR futebol?